Eleonora Falcone cantora compositora música MPB

Cantora e compositora da Música Popular Brasileira MPB, discos de produção independente, 20 anos de palco. Vive no Nordeste do Brasil. Contatos para show.

Biografia

Posted by on jan 4, 2014

Biografia

Nascida em João Pessoa, Eleonora iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, e em 2000 lançou Apetite, que traz canções de sua autoria e de autores da cena carioca.

“Paraibana radicada no Rio desde 1986, iniciou a carreira de cantora e compositora no inicio dos anos 90, que culmina agora com um magnífico primeiro disco.” Alfredo Lorenzo (Distribuidora Tangará)

“Coerência carioca – Suely Mesquita, Pedro Luís, Luís Capucho, Rodrigo Cabelo, Rodrigo Campello são alguns dos compositores eleitos pela cantora e compositora Eleonora Falcone para seu disco de estréia, Apetite (Independente). Ou seja: repertório novo, de turma, coerente esteticamente. Destaque para o côco Walk down (Pedro Luís e Cabelo) e a divertida Michel Jackson usa batom (Eleonora e Capucho).” Hugo Sukman – Jornal O Globo (Rio de Janeiro, 25/07/00)

A partir do lançamento do primeiro cd em sua cidade natal, a artista integra-se à cena musical paraibana, tornando-se parceira de poetas conterrâneos e participando de eventos como Centro em Cena, Fenart, Seis e Meia, Estação Nordeste, Cineport e Agosto das Letras. Conquista o primeiro lugar do XIII Festival MPB/SESC/FUNJOPE com Carta de amor, sua e do poeta Lúcio Lins, que dá origem a videoclipe produzido com apoio do Pólo Multimídia da UFPB.

Em 2007, lança Eu tenho um pedaço de sol que guardo comigo desde menina, cd gravado em João Pessoa, cujo repertório é integralmente de autores paraibanos. Lançado em outras cidades do Nordeste, o cd foi recebido pela crítica especializada com entusiasmo:

“Eleonora Falcone faz uma das mais consistentes renovações da música paraibana.” Henrique Nunes – Diário do Nordeste (Fortaleza, 15/08/07)

“Talento, gosto apurado e persistência sempre foram algumas das qualidades da cantora, compositora e produtora paraibana Eleonora Falcone.” André Cananéa – Jornal da Paraíba (João Pessoa, 16/08/07)

“O mar de Eleonora funciona como uma paisagem antevista de uma fresta, o elemento de natureza possível de uma vivência urbana e moderna. Um lugar de amor e nostalgia…” Jaldes Reis de Menezes – Correio da Paraíba (João Pessoa, 01/09/07)

“Tudo é sentido, feito e exposto de forma clara, passional e definitiva. Plenamente perceptível em todas as faixas do disco. Sua música exala sinceridade e emoção.” Jesuíno André – www.ladonorte.net (João Pessoa, 20/08/08)

“Cantora de voz bem pessoal, afinada, Eleonora Falcone faz uma equilibrada mistura de ritmos regionais com intenção pop/rock.” José Teles – Jornal do Commércio (Recife, 27/09/08)

Eleonora cantou em eventos como Novo Canto e Levada Oi Futuro (Rio de Janeiro/RJ), Recbeat (Recife/PE), Feira da Música (Fortaleza/CE), Femucic (Maringá/PR), Festival de Inverno (Campina Grande/PB) e Festival de Artes de Areia (Areia/PB), entre outros. Com a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, cantou no Concerto de Inauguração da Estação Cabo Branco (João Pessoa/PB).

Tem faixas de Apetite nas coletâneas Novo Canto e Las música de Brasil Del Tropicalismo al Mangue-Beat (produzida FNAC espanhola). Pedaço de Sol, faixa de seu segundo cd, está em Esquina Brasil (produzida pelo SEBRAE) e em Brazil more than samba_Music from Paraíba.

Share Button

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Top